Como se inventa um romance

Como pode ser gostar de alguém e esse tal alguém não ser seu?!
E quando há a possibilidade de ser seu, tudo perder o encanto e ficar tão sem graça?!
Isso pode-se dizer que é o amor platônico ou idealizado.



Por Carmen Aliende

Segundo a psicanalista Heidi Tabacof, o amor platônico revela uma dose de imaturidade emocional, à medida que nunca experimenta os limites e as frustrações de uma relação concreta. "Psiquicamente, ele reproduz o amor infantil pelos pais, vistos como figuras perfeitas e supervalorizadas", diz ela, lembrando que nos dois casos a sexualidade está interditada. "O amor platônico é sempre casto." Como toda experiência amorosa, essa também pode servir ao autoconhecimento. Para a especialista, "o aspecto positivo do amor 
platônico surge quando ele estimula a reflexão sobre os motivos que impedem a pessoa de ter uma relação madura consigo mesma e com o outro".

Acredito que o amor platônico seja o melhor de todos os amores, porque é perfeito em sua existência e melhor ainda é que não existem problemas concretos. Um olhar, uma frase, qualquer coisa pode sinalizar para quem ama (platonicamente) um interesse daquele que é amado, por mais que na realidade não seja nada disso. E isso traz uma alegria enorme. Tudo tem mais cor, mais graça, mais vida. 
E quando algo te separa do amado é o fim do mundo. Com direito a choro, noites sem dormir e tudo o que se tem direito para aqueles que amam. Confesso que já passei por isso há um tempão . Eu "amava" um garoto da minha turma escolar que eu nunca tinha falado com ele e quando o ano acabou eu chorei pra caramba por saber que ele ia mudar de escola. Hoje eu nem lembro sequer o nome dele, mas achei aquilo tudo que senti na época muito engraçado e percebi como o tempo passa rápido. Olha eu cresci!!! (Legal isso)
Além do que, tive tantos amores platônicos que até perdi a conta. Um mas idealizado que o outro. Mas passei dessa fase e hoje em dia prefiro os amores, ou melhor, o amor real que tenho. 
Então vamos amar da melhor forma.
O importante é amar.
Beijos no coração!
=**

Um comentário:

Renata Sousa disse...

Eu já tive um amor platônico... AEEEE! e acredito que cresci, né? Ou não, sei lá. haushaushaushau
Show de bola esse post, amiga. Gosto muito de suas reflexões. ;D